VOCÊ SABE O QUE É AR COMPRIMIDO?
Incolor e inodoro, o ar comprimido é um gás não tóxico e não inflamável, ainda que contribua para todos os tipos de combustão. Usado como fonte de energia devido à sua pressão acima da atmosférica, tem a vantagem de poder ter essa pressão aumentada ainda mais pelo aquecimento do ar após a compressão e imediatamente antes do uso, ampliando sua aplicabilidade. Com várias serventias na indústria, o ar sob pressão tem se mostrado bastante versátil, com novas utilidades em áreas bastante variadas, como a arqueologia, por exemplo.
Para ser utilizado em sua forma mais abrangente, no entanto, em diferentes níveis de pressão e temperatura, é preciso que equipamentos específicos regulem a sua purificação e compressão e controlem a sua temperatura de forma criteriosa e segura. Apesar de não ser tóxico, a sua manipulação por meio de equipamentos inadequados ou de má qualidade podem trazer riscos à saúde humana quando há permanência em locais sob alta pressão em função da superexposição ao oxigênio.
PUREZA DO AR COMPRIMIDO É FUNDAMENTAL
O ar comprimido é uma necessidade básica do setor industrial, devendo estar sempre limpo e seco uma simples gota de óleo pode causar funcionamento inadequado do processo de automação pneumática, como falhas na vedação de válvulas ou cilindros. A qualidade do ar comprimido verificada pela sua isenção total de óleo é particularmente importante em processos alimentícios, farmacêuticos e gabinetes odontológicos.
As principais contaminações acontecem pelo ar ambiente, partículas sólidas ou fragmentos metálicos da superfície oxidada interna de tubulações metálicas; gotas de água condensada que oxida as tubulações e equipamentos pneumáticos; e óleos líquidos e vaporizados de lubrificantes e hidrocarbonetos presentes no ar ambiente.
O investimento em equipamentos, no entanto, é considerado proibitivo inclusive pela necessidade de reposição dos elementos filtrantes, por isso na escalonagem da produção a melhor solução é a sua locação.
APLICAÇÕES CADA VEZ MAIS VERSÁTEIS
O ar comprido tem-se mostrado excelente fonte para impulsionar motores a ar e martelos pneumáticos, além de puxar ou empurrar substâncias ao mesmo tempo de forma eficiente e cuidadosa, como é necessário nos trabalhos arqueológicos. Se há alguns anos a limpeza de grandes áreas demandava um longo tempo porque tinham que ser feitas à base de pinceladas sob o risco de inutilizar algum artefato, hoje os objetos encontrados ficam livres de resíduos de forma ágil mas cuidadosa com o uso de compressores de ar.