(14) 3264-5600
xv-de novembro-895-centro-Lençóis Pta

Existem diversos tipos de gases no mundo. Alguns são criados pelo homem e outros são de fontes naturais como, por exemplo, o Gás Metano e Butano, Gás Natural GNV e GLP. Mas você sabe a diferença entre eles? Entenda a seguir:

Gás metano
O gás metano é um gás incolor e inodoro, ou seja, sem cor e sem cheiro, que é amplamente encontrada na natureza. O metano é produzido pela decomposição de materiais orgânicos, tais como madeira ou animais mortos.

À temperatura ambiente, o metano é um gás menos denso do que o ar e por isso este flutua sobre ele. É um fenômeno que não dá para ver a olho mas que em um laboratório podemos analisar calmamente. Ele não é tóxico quando inalado mas pode trazer ao homem asfixia, a falta de respiração, através da redução da concentração de oxigênio inalado que é o que o cérebro humano precisa para funcionar corretamente. O uso principal de metano é como combustível.

Gás Butano
É o conhecido gás de cozinha. O butano é um combustível gasoso derivado do petróleo utilizado principalmente para cozinhar e em isqueiros. Ele é misturado com o gás propano e vendido comercialmente como GLP, ou gás de petróleo liquefeito. GPL é usado em veículos e aparelhos de aquecimento também.

O gás butano usado como combustível é produzido pela destilação fracionada do petróleo bruto. A destilação fracionada é o processo em que uma substância é separada nas suas frações ou componentes. O petróleo bruto é destilado para produzir diversos combustíveis além de butano, incluindo gasolina, querosene, asfalto, óleo diesel e nafta.

Gás Natural
Tão comentado pela mídia, o gás natural é um combustível usado para aquecer edifícios, cozinhar alimentos, roupas secas, água e até mesmo para ajudar a produzir eletricidade. Às vezes é chamado de combustível, mas não confunda isso com a gasolina que roda de seu carro. A gasolina é um líquido enquanto o gás natural é um gás, mesmo ambos podendo ser usados em carros que são capacitados para isso.

O gás natural é composto por uma mistura de gases que se formaram a partir de restos fósseis de plantas e animais antigos enterrados no fundo da terra. O principal ingrediente de gás natural é o metano.

GNV e GLP
Tanto o GNV como o GLP são tipos de gás natural, mas um é altamente versátil utilizado principalmente para o aquecimento e para cozinhar. O gás natural é formado através de uma pressão incrível sobre plantas em decomposição e matéria animal nas profundezas da terra. Esse processo ocorre no decorrer de milhões de anos e resulta em um gás inodoro e incolor, em grande parte composta de metano. O gás natural é mais leve que o ar assim, se houver um vazamento, ele irá subir e dispersar rapidamente.

O GLP é o nome que damos a uma mistura de propano e butano. É um subproduto do petróleo que suporta reciclagem e obter o máximo de resíduos. Também é inodoro e incolor para um produto químico é adicionado para dar um odor desagradável para a detecção fácil de vazamento de gás. GLP é armazenado sob pressão, em forma líquida, em tanques. Os principais usos do GLP são para cozinhar e usado na gasolina nos carros. No uso doméstico para aquecimento e cozinha o GLP funciona muito bem.